Impulso Carioca

O projeto Impulso Carioca é composto por uma residência literária, a publicação de livros e a circulação dos livros e autores pela cidade. É uma realização da Coordenação da Cooperação Social da Fiocruz com o Bando Editorial Favelofagico, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). É patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, IBMR, Nova Rio, Globo e Transegur, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

A V Residência Literária Favelofágica conta com a participação de 6 (seis) artistas da palavras, escritoras e escritoras de origem periférica, que estão escrevendo romances que perseguem o conceito de favelofagia.

Os escritores selecionados têm suas obras comentadas semanalmente por editores, responsáveis pelo acompanhamento do processo criativo. A residência literária favelofágica é sempre gratuita e sempre remunera seus autores. Nesta edição, com o projeto Impulso Carioca, oferece bolsas de criação artística mensais, no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), durante 6 (seis) meses, para cada romancista. Na residência literária de Manguinhos se acredita que dispor ao escritor o pagamento pelo seu trabalho e, junto, possibilitar o diálogo durante a criação com um editor, será decisivo para o fortalecimento do ficcionista advindo das periferias, e com isso se estimula a amplificação da bibliodiversidade no Rio de Janeiro e no Brasil. A V Residência Literária Favelofágica é composta por atividades presenciais e on-line, tendo momentos de oficinas, de rodas de conversa, o acompanhamento editorial, e, finalmente, após a publicação dos romances, os lançamentos e saraus poéticos.